DIA 23/06
MINICURSOS
Local: FUNARTE
(salas a confirmar)
Os Minicursos são cobrados separados do valor da inscrição do evento. O valor de cada minicurso é de R$50,00. Por favor, envie um e-mail para minicursopp@gmail.com com o comprovante de pagamento do minicurso (faça separadamente da inscrição do Encontro) e qual o minicurso que fará.
1) PSICOLOGIA POLÍTICA E CONTEXTOS RURAIS
Docentes: Jader Ferreira Leite / Cândida Maria Bezerra Dantas (9h às 13h)
A diversidade do meio rural brasileiro (agentes, processos, lutas políticas). Políticas públicas e interiorização da psicologia. A formação em psicologia para atuação em contextos rurais.
2) POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Docente: Frederico Viana Machado (14h às 18h)
As políticas públicas têm se tornado uma área de atuação importante para profissionais do campo da psicologia, que são convocados a intervir em campos sociais atravessados por conflitos e contradições sem, muitas vezes, um aparato conceitual adequado para analisar a complexidade destes espaços e seus dilemas políticos. Este minicurso tem como objetivo apresentar e discutir alguns conceitos importantes para a compreensão dos aspectos políticos e institucionais da relação entre o Estado e os movimentos sociais e que impactam as dinâmicas e estruturação das políticas públicas. Serão enfocados aspectos psicopolíticos na abordagem de questões como: O que são Políticas Públicas? O que são Movimentos Sociais? O que é e como funciona o Estado? Como o Estado se relaciona com a sociedade e seus coletivos organizados? Quais transformações políticas recentes são determinantes para a compreensão dos dilemas vividos nas instituições públicas?
3) SEXUALIDADE E POLÍTICA NA ABORDAGEM DE W. REICH
Docentes: Lisete Barlach e Leia Maria Cardenuto (14h às 18h)
Reich e as divergências com Freud. As pesquisas etnográficas de Malinowsky e seu impacto na transformação do olhar da Psicanálise sobre a sexualidade humana. Psicanálise e materialismo histórico. O movimento da Sexpol. A militância política de W. Reich e a clínica social.
4) PSICOLOGIA POLÍTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: O ENFOQUE DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA [VAGAS ESGOTADAS]
Docente: Salvador Antonio Mireles Sandoval (14h às 18h)
Apresentar o enfoque da Consciência Política na análise de participação em movimentos sociais. Partimos de uma crítica dos enfoques mais utilizados por autores analistas de movimentos sociais (frames, identidade, consciência de oposição, representação social, atitudes políticas) apontando as lacunas teóricas e analíticas que esses enfoques apresentam para posteriormente apresentar o enfoque da consciência política, assim como elaborado por Salvador Sandoval.
5) PSICOLOGIA E POLÍTICAS SOCIAIS: INTERFACE ENTRE INTERVENÇÃO E PRÁTICA
Docentes: Candida de Souza e Daniele Nunes Henrique Silva (14h às 18h)
Cada vez mais, o profissional em Psicologia tem sido convocado a responder demandas da ordem da coletividade. As práticas profissionais que perpassam a sua atuação prática no âmbito das políticas sociais têm exigido um redirecionamento do olhar desse profissional no que se refere à constituição do humano. A intervenção e ação comunitária, apresentadas enquanto demanda para o psicólogo que trabalha com políticas sociais, não prescinde de uma compreensão de sujeito a partir de um olhar histórico e cultural. Ao adotar tal postura, que permite uma visão ampla acerca do contexto e das relações sociais que constituem os diversos sujeitos, o psicólogo ressignifica sua identidade profissional, uma vez que esta não é mais baseada no individualismo e no mecanicismo, mas sim na perspectiva de que a relação mediada do humano com a cultura é o ponto nodal da constituição da identidade.
6) HISTÓRIA DA PSICOLOGIA POLÍTICA
Docente: Alessandro Soares da Silva (9h às 13h)
Este minicurso trabalhará a emergência da Psicologia Política enquanto campo de diálogo interdisciplinar. Neste sentido ele pretende proporcionar ao participante uma visão geral dos elementos que possibilitam um olhar psicopolítico sobre problemas que exigem superar as fronteiras disciplinares que ganham força no século XIX. Essa perspectiva permite transender olhares fragmentados sobre problematicas da sociedade atual. Para tanto buscaremos textos classicos e contemporâneos de modo a vislumbrar o desenvolvimento histórico da Psicologia Política.